A 9700

É sempre assim. A eterna batalha entre fabricantes nunca termina. Não se pode dizer que um ou outro é melhor que logo em seguida uma nova placa é lançada.  No caso de placas de video, a batalha entre Nvidia e ATI esta a todo vapor, com a balança pendendo para o lado da ATI com o lançamento da nova RADEON 9700. Mas  ate onde vai realmente a força desta nova placa ? Bom, tentaremos responder a esta e outras perguntas com este review.

É bom notar tambem que a distribução do mercado de placas vem mudando rapidamente. A antes toda poderosa Nvidia perdeu terreno rapidamente com os lançamentos da ATI

fonte : Tomshardware, trindent

Com a Radeon 9700  a coisa deve mudar ainda mais.

 

 

Introdução: A desafiante Radeon 9700

Antes de tudo vamos dar uma olhada nas especificações da placa:

informações tecnicas retiradas de

http://www.ati.com/developer/prodinfo.html

Sistemas operacionais suportados:

Windows XP / 2000

Windows Me

 

A placa

A primeira impressão ao pegar a caixa da Radeon 9700 (powered by ATI) é de surpresa. Uma bela caixa, mas muito fragil. O pacote que acompanha a placa é excelente no que se refere a cabos, mas fraco em cds e aplicativos. Nada de jogos ou demos no cd da placa, apesar de existerem demos fabulosos para a ela. Estes só serão liberados apos o lançamento oficial do directx 9. Você recebe ainda um adaptador DVI/VGA , assim sendo, ja pode ir ligando dois monitores na placa de cara.

 

fonte: www.ati.com

 

A Radeon é consideravelmente menor que a gf4 ti 4600, isso ajuda na sua instalação.

Note o conector de energia que acompanha a placa. Se você esqueçer de liga-lo a placa dá um aviso no seu monitor.

 

Os Testes:

O sistema utlizado para testar a Radeon e a gf4 4600 da msi foi:

Athlon XP 1800+ (1.533 mhz) rodando a 2100+ (1724 mhz)

Epox 8K5A 2+

256 mb DDR 333 samsung  a 191 de fsb

Dois hard disks maxtor D740x em raid 0

placa de som genius value

Nas placas

Detonator 40.41 na gf4

Catalyst 6166 na Radeon

 

Para realizar o teste utlizamos jogos conhecidos e um teste que naum é muito difundido, mas é bem pesado, afim de forçar as placas.

Quake 3 Arena

Jedi outcast

3dmark 2001

Code creatures benchmark

Unreal Tournament 2003

 

Que a batalha começe  !  

      VS    

 

 

 

Quake 3

 

Este jogo foi escolhido por sua popularidade, e por ainda ser bem usado em  reviews como benchmark. Os teste foram feitos utlilizando as resoluções de 1024 e 1280, com ou sem  antialiasing (aa)  e Anisotropic filter (af).

 

 

 

Nestes primeiros testes ate que a Gf4 se manteve bem perto da Radeon conseguindo empatar em 1024, mas assim que subimos a resolução a diferença começa a aparecer.  Habilitando o antialiasing e o anisotropic a 2x , a radeon se manteve quase inalterada, enquanto a gf4 começou a dobrar os joelhos. Diferença esta que aumentou  com aa  4x e af a 8x.

 

Aqui a Radeon mostrou sua força, fazendo literalmente mais que o dobro dos quadros que a gf4 a 1280. A qualidade da imagem nestas configurações é simplismente demais. O filtro anisotropico chega a ser fundamental para a boa qualidade do gráfico. A GF4 não conseguiu acompanha-la.

 

 

Jedi Outcast

Neste teste uma surpresa. Nas resoluções mais baixas e sem AA, a  Gf4 teve um desempenho ligeiramente superior ao da Radeon. O jogo parace estar limitado de alguma maneira pois os FPS das placas só cairam com 4x de aa e 8x de aniso ligado

 

 

Aqui a gf4 levou vantagem, perdendo apenas a 1280 com 4x de  AA e 8x de aniso. Dá para sentir que a cpu esta segura o desempenho das placas.

 

 

3D Mark 2001 SE

 

Um dos testes mais usados para se medir a força de uma aceleradora, obviamente, não se deve confiar apenas nos numeros obtidos no benchmark. Foram feitos usando resolução de 1024 com e sem 4x de AA.

 

 

Aqui vemos a Radeon obter cerca de 25% a mais no teste sem AA, são 2000 pontos a mais, um resultado respeitável. Com 4x de AA ligado a diferença sobe para quase 40 % !  Um belo resultado considerando que uma gf4 ti 4200 faz cerca de 10500 pontos neste teste. Outra coisa que surpreende é o resultado do teste NATURE em que a Radeon fez 115 fps , enquanto a gf4 não passou de 90. Fiz um teste rápido em um Pentium 4 com over para 2,85 ghz. Em clock normal o P4 fez 13500  com a radeon, mas em over consegui  15913 pontos. Infelizmente foi somente um teste rápido, bem básico, com mais um pouco de tempo  bateria 16000 facilmente. Em over o P4 se porta muito bem no 3dmark.

 

Code Creatures Benchmark

Este teste não é bem conhecido, mas tem um belo visual, e é bem pesado, pedindo 512 mb de ram, apesar de ser possível roda-lo com 256 mb.

 

 

 Radeon obteve um resultado  26 % maior que a gf4. Durante o teste a 9700 manteve os fps quase estáveis, enquanto a gf4 tinha grandes quedas no número de quadros. Não achei necessário passar este teste com AA ligado já que ele é tão pesado. Mas posso dizer, jamais o vi rodar tão bem quanto rodou na placa da ATI.

 

Unreal Tournament 2003

Obviamente guardei o melhor para o final. O jogo com os graficos mais bonitos que já vi, alem de ser  relativamente pesado. O teste foi feito no mapa  DM- Atalus (já que ele está no demo, ficando assim mais fácil ter uma ideia de como é o mapa)  a 1024 e 1280 , com  e sem 4x de AA e AF.

 

 

 

Se tentarmos ignorar os números e observar apenas se fica agradável jogar com estes quadros, a Radeon permite jogar tranquilamente a 4x de AA e 4 x de aniso. O mesmo não aconteceu com a gf4, já que em certos momentos os quadros caiam para 15 fps, já a 9700 conseguia segurar uma boa média..nunca indo abaixo de 40 fps. É possivel  jogar com 2x de AA e 4x de AF com os mesmo fps que se joga sem nada. O que torna a esperiência extremamente agradável, ja que o gráfico fica bem mais depurado.

Assim que for possível colocarei screenshots com as imagens das duas placas no jogo. A qualidade da 9700 foi bem superior ao da gf4, mesmo as duas estando sem AA e AF. Fiquei extremamente decepcionado com o trabalho feito pela gf4 no UT, acredito que seja culpa dos novos drivers da nvidia, todos acima do 40.41.

Assim que obtiver os screenshoots os colocarei aqui, para vocês entenderem oque estou falando.

 

Conclusões

Os números falaram, a Radeon 9700 realmente é a mais poderosa. Não só em força bruta, mas a enorme capacidade de lidar com o Antialiasing e o filtro anisotropico sem perdas exageradas de desempenho, o que torna possível jogar com estes recursos ligados. Isso deixa o gráfico muito mais bonito.

Agora se você não é um viciado emr jogos, que faz questão de ter o melhor que existe,  uma gf4 4600 , ou ate mesmo uma gf4 mx resolve seu problema. A radeon acho que é mais indicada a aqueles que fazem questão de ter o top em hardware, pois seu preço não é facil. Considerando-se a alta do dolar, fica ainda mais dificil. Ela é eu diria um superfulo altamante desejável. Oque mais me agradou nela foi  jogar com filtro anisotropico, pois sem ele as texturas a pequena distância ficam borradas. Assim sendo você pode utilizar até mesmo o absurdo de 16 x de AF e 6X de AA, sendo possivel jogar quake 3 a1280 com altos fps e uma fidelidade de imagem inigualável Até mesmo o 2d dela é superior, ja que tem funciona a 400 de ramdac. O bandwidth de memória dela é gigantesco e se comparado aos 8,8  Gb/s da gf4 surpreende. É mais que o dobro, 19,7 Gb/s. Os drivers Catalyst estão muito bons, mas ainda podem melhorar. Quem sabe um dia chegam no nível de um detonator (antes do 40.41)

Assim sendo, é bom pesar na balança o quanto você gosta de jogos antes de gastar  330 U$ nela. Mas se você gosta de games, e gráficos fantasticos, esta é s sua placa.