Data: |
13.02.2002 |
|
Tipo: |
Placas Mãe |
Fabricante: |
Elitegroup |
Por: |
|
|
|
Placa Mãe Elitegroup ECS K7S5A |
:. Montagem e funcionamento
A placa possui 9 furos para fixação, permitindo que ela fique bem presa ao gabinete. Para os testes, usamos um processador AMD Duron 750MHz com um cooler CoolerMaster EP5-6I11, o que nos proporcionou bom nível de temperatura (média de 42º e máxima de 50º), 1 módulo de memória 256Mb PC133 CAS2 NEC, placa de vídeo SiS 6326 PCI, HD Quantum Fireball LCT20 de 20Gb.
Ao ligar o equipamento, fomos primeiramente às configurações da BIOS. Sem maiores novidades: o clock do processador é configurado pelo SETUP, sem necessidade de alterar jumpers. A placa oferece várias opções de boot (IDE 0~3, Floppy, Zip, CD-ROM, SCSI, Network, BBS 0~3, USB FDD, CD-ROM, HDD, LS120 e ZIP). As opções oferecidas pela BIOS em geral são bastante satisfatórias.
Durante o POST, é possível, sem entrar no SETUP, escolher o dispositivo de boot (Floppy/IDE/CD-ROM/LAN).
Após devidamente configurada, passamos à instalação do sistema operacional (Windows 98 SE), que levou 28 minutos. Instalados os drivers adequados (chipset/som/rede/vídeo), o sistema comportou-se muito bem: boot rápido, ótimo desempenho, e aparentemente uma boa estabilidade. Para uma melhor apuração, instalamos o SiSoft Sandra (http://www.sisoftware.co.uk/sandra) e rodamos o burn-in por mais de 4 horas: nenhum travamento. Em uma segunda análise, o burn-in foi executado continuadamente por 24 horas, com o mesmo resultado: nenhuma tela azul, nada de superaquecimento, nem instabilidades.
Na parte de benchmarks, resultados excelentes: 2029 MIPS e 984MFLOPS, e um PR (Performance Rating) de 994. O mesmo processador havia apresentado resultados inferiores em uma Soyo K7VTA-B com configuração semelhante - uma prova de que o chipset SiS 735 realmente parece cumprir o que promete (para espanto de muitos, a Silicon Integrated Systems - SiS - está merecendo uma posição de destaque no mercado de informática, diferentemente de seu histórico).
Quanto ao overclock, também bons resultados: foi possível levar o Duron 750Mhz a 980MHz sem problemas com estabilidade ou superaquecimento. Acima disso, o Windows passou a apresentar telas azuis. Em todo caso, vale lembrar que overclock não é uma prática recomendada, principalmente para iniciantes.
Conseguimos posteriormente fazer testes usando memórias DDR Micron. O aumento de desempenho foi perceptível, cerca de 18% segundo o Sisoft Sandra 2001.
:. Problemas e contras
A placa apresentava alguns problemas (bugs) de BIOS, que até o momento foram resolvidos em grande parte pela fabricante. Entre eles, o “desaparecimento” da opção “Suspender” no Windows XP, som com chiados quando utilizada placa SoundBlaster Live/512/Ensoniq, agravante com alguns drives CD-RW (ao instalar o Nero ou CloneCD, as unidades de CD desapareciam - atenção para este fato; há um problema semelhante relacionado ao Windows XP e não à placa-mãe). A versão atual da BIOS (011215) corrige estes (e outros) bugs.
Uma pequena dificuldade pode ser encontrada ao tentar ligar o Power LED do gabinete à placa. Os plugs de Power LED de alguns gabinetes apresentam 3 conectores, ao passo que a ECS K7S5A apresenta apenas 2 - é preciso alterar o plugue do gabinete neste caso, bastando mudar a posição dos fios de modo que o encaixe se concretize.
 Detalhe dos conectores do gabinete
A maior limitação fica por conta dos 2 bancos de memória disponíveis (2 SDR e 2 DDR), não sendo possível trabalhar com ambos ao mesmo tempo. A capacidade máxima de memória suportada é de 1Gb, ou seja, 512Mb por módulo. Mesmo assim, isto não afeta o usuário convencional, e é compensado pela flexibilidade de se poder trabalhar com os dois padrões de memórias mais difundidos no mercado.
:. Conclusão
A ECS K7S5A faz juz à sua fama de placa boa e barata. Em nossos testes, não decepcionou, sendo aprovada e recomendada para quem não precisa de um micro “top: yes"> de linha”. Os dispositivos onboard (som e rede), ao contrário da maior parte das motherboards, não comprometem excessivamente a CPU, sendo possível fazer uso dos mesmos sem maiores problemas.
Leva nosso selo de aprovação.
:. Dicas de última hora!! por Cold Fusion
1) A K7S5A é muito exigente no quesito fonte, sendo que tem-se observado travamentos e reinicializações esporádicas com máquinas com muitos dispositivos instalados e se utilizando fontes de 300W. Recomendo o uso de fontes de 350W ou mais!
2) Como o chipset SIS735 é de peça única, este esquenta muito chegando a causar travamentos em programas que exigem muito do sistema (principalmente quando se usa Athlons, que utilizam o FSB em 133Mhz)
A dica é: Retire com firmeza e cuidado o dissipador (o dourado com o logo da ECS), remova a fita térmica colante original que tem uma péssima condutividade térmica, e passe pasta térmica em todo o chip, deixando dois cantos limpos e aplique nestes superbonder pra fixar.
3) Se estiver comprando um PC novo, prefira pagar um pouco mais para usar memorias DDR, pois a K7S5A tem uma performance bem superior com elas.
4): yes"> Esta dica vale para todas as placas-mãe, não só as K7S5A:
NÃO ATUALIZE O BIOS SEM MOTIVOS!!!
Esta é a dica mais importante, só atualize o BIOS se tiver problemas que não tem conseguido solucionar de forma alguma. Atualizar para se ter um ganho de performance também é válido, mas lembre que é a operação de maior risco (principalmente para o seu bolso! :0)). Se foi foi feita a atualização não se esqueça de limpar o CMOS pelo Jumper (isto é importante!).
Todas as dicas acima não tiram o brilho desta placa, que continua sendo aprovada e recomendada como o melhor custo/benefício sem dúvida!!
Para os mais sedentos por informações sobre esta placa, recomendo o fórum do OC Workbench (http://forum.ocworkbench.com/ocwbcgi/ultimatebb.cgi?ubb=forum&f=4), que contém informações bastante completas da board.
Abraços e até a próxima!
Kleber Credidio () Alexandre Gonçalves ()
Nossos agradecimentos ao colega Cold Fusion pela indicação do fórum acima, de grande ajuda para a realização desta análise.
« Voltar .: | :. Home »
|