:. Qual placa mãe comprar hoje?!

 Por Carlos E. Morimoto
 http://www.guiadohardware.net
 Abril de 2000


Para quem está pretendendo comprar um Pentium III hoje, a escolha da placa mãe não anda muito fácil. O problema principal, é que o chipset i820, o famoso e esperado chipset Camino da Intel. Qual é o problema como ele? O simples fato de não suportar memórias SDRAM, as que usamos atualmente, suportando apenas memórias Rambus, que são três ou quatro vezes mais caras, e ao mesmo tempo difíceis de encontrar.

- Mas as memórias Rambus são mais rápidas certo?

Isso depende, as memórias Rambus permitem um barramento de lados mais largo, 1.6 GB/s contra os 1.06 GB/s das memórias PC-133. Porém, ao mesmo tempo as memórias Rambus possuem uma latência mais alta. Isto significa que é possível transferir mais dados por segundo, mas as transferências demoram mais tempo para começar. Juntando os dois fatores, temos um ganho de performance muito pequeno, algo em torno de 2%.

As soluções

Realmente não vale à pena gastar 400 ou 500 dólares a mais num tipo mais caro de memória RAM só para ganhar 2 ou mesmo 3% de desempenho. Temos então duas soluções:

1 - Algumas placas mãe para Pentium III baseadas no i820 trazem um chip adicional chamado MTH. Este chip funciona como um tradutor, permitindo utilizar memórias SDRAM normais em conjunto com o i820. Porém, este chip retarda o acesso à memória. Por isso, se você encontrar uma placa mãe baseada no i820 com encaixes para memórias SDRAM comuns, pode ter certeza que ela será de 10 a 12% mais lenta.

2 - A Via lançou um chipset alternativo, chamado Via Apollo Pro. Este chipset possui recursos semelhantes ao i820, suporta AGP 4x, UDMA 66, etc., mas ao mesmo tempo utiliza memórias SDRAM normais ao invés das caras memórias Rambus.

Se você for comprar uma placa mãe para Pentium III hoje, eu recomendo fortemente comprar uma placa baseada no chipset Via Apollo Pro. Pois seu desempenho com memórias SDRAM fica bem próximo ao mostrado pelas placas i820 + memórias Rambus, e é muito superior ao de placas com o i820 que utilizam o chip MTH.

Algumas placas que utilizam o Via Apollo Pro são as Asus CUV4X-M, P3V4X e P3V133.




Copyright 2003 Carlos E. Morimoto, http://www.guiadohardware.net - Todos os direitos reservados