:. Básico sobre vírus

 Por Carlos E. Morimoto
 http://www.guiadohardware.net
 Maio de 2000


Um vírus é um programa como outro qualquer, a diferença é que ao invés de executar alguma função útil, tem a função de destruir arquivos ou causar dor de cabeça de alguma outra forma. O nome "vírus" é bastante conveniente, pois um vírus de computador tem uma ação parecida com um vírus de verdade. Ao ser executado um programa contaminado, o vírus entra em ação, instalando-se no sistema e passando a contaminar arquivos "bons" que sejam acessados. Ao serem transferidos para alguém, estes programas irão contaminar mais máquinas, gerando o efeito exponencial que conhecemos muito bem.

Um antivírus vasculha todos os arquivos gravados no disco rígido, procurando por trechos de códigos ou outros sintomas que indiquem contaminação. O antivírus só é capaz de detectar vírus para os quais esteja preparado, por isso é vital baixar as atualizações mensais ou quinzenais disponibilizadas pelos desenvolvedores.

Para agir, e preciso que o vírus seja EXECUTADO. Não se pega um vírus apenas por se abrir um e-mail ou por apenas armazenar um programa contaminado, desde que este não seja executado, naturalmente. é por isso que tem gente por ai que coleciona vírus.

Além dos vírus tradicionais, existem pelo menos mais duas categorias famosas. A primeira é o vírus de macro. O Word e outros programas do pacote Office permitem a criação de macros. Um macro e um conjunto de comandos que permitem adicionar muitas funções a um simples documento do Word. O problema é que da para se fazer muita coisa dentro de um simples macro. E possível até mesmo formatar o disco rígido. Ao ser aberto um arquivo contaminado com um vírus de macro, este instala-se no arquivo normal.dot, e passa a contaminar outros arquivos que sejam abertos.

A segunda categoria seriam os 'trojans'. Um trojam e um programa que uma vez instalado abre as portas do seu micro, permitindo invasões ou outros tipos de trotes enquanto estiver conectado na Net.

Todos os antivírus, desde que estejam atualizados são capazes de detectar tanto trojans quanto documentos contaminados com vírus de macro.

O antivírus que utilizo a algum tempo e que recomendo é o AVG, que pode ser baixado em http://www.grisoft.com. Existe uma versão grátis dele. Eles vêm fazendo um trabalho na minha opinião muito melhor do que a Norton e a PCcillin vem fazendo em seus produtos.

Outra excelente opção é o Anti-Vir, um antivírus gratuíto, que pode ser baixado na sessão de Downloads do site.




Copyright 2003 Carlos E. Morimoto, http://www.guiadohardware.net - Todos os direitos reservados