:. Memórias Cas# 2 ou Cas# 3

 Por Carlos E. Morimoto
 http://www.guiadohardware.net
 Julho de 2000


A sigla CAS é a abreviação de "Collum Address Strobe" e se refere à memória RAM. Começando do básico, um módulo de memória RAM possui dois tipos de endereços: linha e coluna. A combinação dos dois endereços indica qual bit de dados será acessado, como num jogo de batalha naval.

O acesso é feito enviando apenas uma vez o endereço de linha e em seguida sendo enviados vários endereços de colunas, pois como na maioria dos casos os dados a serem acessados estarão em endereços seqüenciais, isto permitirá uma leitura bem mais rápida. (para mais detalhes sobre o funcionamento dos módulos de memória, leia o tutorial sobre memória RAM, disponível no site).

O valor CAS é justamente o tempo que o controlador de memória esperará entre cada acesso, uma espécie de "refresco" para o módulo de memória. Quanto mais baixo for o valor CAS, ou seja, menor for o tempo de descanso entre um acesso e outro, maior será a possibilidade do módulo vir a falhar.

No Setup da maioria das placas mãe atuais, existe a possibilidade de configurar o valor CAS como sendo de 2 ou de 3 tempos. Configurar o valor como 2 resultará em acessos mais rápidos à memória, o que melhorará um pouco o desempenho do sistema. Configurar o valor como 3 por sua vez, diminuirá um pouco o desempenho, mas resultará em um pequeno ganho de confiabilidade. Em geral o valor default para esta opção é 3.

Poucos módulos de memória, mesmo falando de módulos de memória PC-133, suportam trabalhar a 133 MHz ou mais com CAS 2, fazendo o micro travar logo após o POST. O mesmo se aplica caso você esteja fazendo overclock, o melhor é usar CAS 3, pois já que os módulos estarão trabalhando acima da especificação, o "refresco" será uma garantia de estabilidade.

Como disse, usar CAS 3 resulta em uma pequena que da desempenho, entre 1 e 6%, dependendo do aplicativo, mas é melhor funcionar mais devagar que não funcionar. De qualquer modo, vale à pena fazer um teste para ver se seus módulos não suportam trabalhar em CAS 2.

Você pode checar a especificação do módulo através do www.icmaster.com que já indiquei em dias anteriores, ou então através de programas de diagnóstico, como o Sysoft Sandra.




Copyright 2003 Carlos E. Morimoto, http://www.guiadohardware.net - Todos os direitos reservados