:. Como Funciona o ADSL e o que é ISDN

 Por Carlos E. Morimoto
 http://www.guiadohardware.net
 Setembro de 2000


:. ADSL
O ADSL ou "Assimetric Digital Subscriber Line", já é uma tecnologia largamente adotada no mundo todo como meio de cesso rápido à Internet. Aqui no Brasil um bom exemplo é o Speedy da Telefonica, que citei em dicas anteriores.

A grande vantagem do ADSL é permitir acessar a Internet ao mesmo tempo em que a linha de telefone fica livre para voz ou faz, ou mesmo uma ligação via modem, porém usando para as duas funções o mesmo fio telefônico.

Acontece que as chamadas de voz utilizam apenas freqüências baixas, entre 300 e 3400 Hz, desperdiçando todas as demais freqüências que poderiam ser transportadas através do cabo. O ADSL consiste então em instalar dois modems ADSL, um na casa do assinante e outro na central telefônica, que comunicam-se entre sí utilizando apenas freqüências acima de 5000 Hz, não interferindo nas chamadas normais de voz.

O cabo telefônico é usado apenas como um meio de comunicação entre os dois modems ADSL, apenas para permitir a comunicação do seu modem com o modem da central, é justamente por isso que não são cobrados pulsos, apenas a taxa mensal. O sinal vai então para um roteador, para o provedor de acesso e em seguida para a Internet. é por isso que mesmo usando o ADSL continua sendo necessário pagar por um provedor de acesso.

Como a comunicação entre os dois modems é contínua, basta ligar o micro e o modem para estar conectado.

O ADSL permite velocidade de 2 a até 8 Megabits, dependendo do quanto sua casa estiver distante da central, porém a velocidade de acesso fica limitada à do plano que for escolhido: quanto mais rápido mais caro. A Telefonica por exemplo cobra 50 reais pelo serviço de 256 k, mas quase 400 reais pelo serviço de 2 megabits.

Como o próprio nome sugere, uma das desvantagens do ADSL é o fato do serviço ser assimétrico. Os 256 k ou mais são apenas para download. O upload fica limitado a apenas 128 k em todas as versões.

:. ISDN
O ISDN (ou RDSL, que é o termo nacional) é outra tecnologia de acesso rápido, que surgiu bem antes do ADSL, que já está disponível na maioria das cidades, mas que oferece várias desvantagens, por ser mais lento e caro.

O ISDN continua usando o sistema telefônico comum, por isso continua se pagando os pulsos telefônicos. Tem-se à disposição duas linhas de 64 K cada uma, que podem ser usadas tanto para conexão à Internet quanto para chamadas de voz normais. Na hora de conectar você tem a opção de usar as duas linhas, conectando-se a 128 k, ou então deixar a segunda linha livre para uma chamada de voz, mas em compensação acessando a apenas 64 k.

O pior de tudo é que os pulsos são tarifados normalmente; se você usar as duas linhas ao mesmo tempo custará o dobro...

É justamente por isso que apenas de estar disponível em muitas cidades, o ISDN não é quase usado. Justamente por ao contrário do ADSL ser extremamente desvantajoso para o usuário.




Copyright 2003 Carlos E. Morimoto, http://www.guiadohardware.net - Todos os direitos reservados