:. Placas 3D Para Quem Não Tem Slot AGP

 Por Carlos E. Morimoto
 http://www.guiadohardware.net
 Setembro de 2000


Atualmente, as placas mãe com componentes onboard estão se tornando cada vez mais comuns. Não apenas as PC-Chips e similares, mas também placas de baixo custo da Asus e outros fabricantes estão utilizando deste artifício para baixar os custos.

O maior problema nestes casos surge quando a placa vem com vídeo onboard, mas sem um slot AGP, o que representa a grande maioria dos casos. Enquanto se está usando só o Windows, Internet, Office, etc. o vídeo onboard é mais do que suficiente, mas apartir do momento que o usuário começa a querer rodar jogos 3D, a coisa complica.

Mesmo no caso de placas que trazem uma placa 3D como vídeo onboard, como as placas mãe com os chipsets i810 ou Via MVP4, o desempenho do video onboard fica muito longe do demandado pelos jogos atuais, não da para rodar Quake 3 com um mínimo de qualidade por exemplo.

A solução é então desabilitar o vídeo onboard da placa mãe e espetar uma placa 3D externa, que dê conta do recado. Surge então mais um problema, onde achar placas 3D PCI?

Atualmente, existem basicamente quatro modelos de placas 3D PCI com um bom desempenho no mercado. As Voodoo 3 2000, Voodoo 3 3000, Voodoo 4 4500 e Voodoo 5 5500, que naturalmente se encontram em faixas de preço bem diferentes.

As Voodoo 3 2000 e Voodoo 3 3000 utilizam o mesmo projeto, a única diferença é que a 3000 é cerca de 10% mais rápida, ambas vem com 16 MB de memória. Estas duas placas podem ser encontradas por pouco mais de 100 dólares aqui no Brasil, entrando na faixa de placas de baixo-médio custo. Estas duas placas estão longe de serem placas topo de linha, mas ainda oferecem um desempenho suficiente para rodar qualquer jogo atual com qualidade. Também não é conhecido nenhum caso de incompatibilidade com nenhum chipset ou placa mãe.

Estas placas são o ideal caso você esteja usando um processador mais simples, de até 450 MHz, ou mesmo caso tenha um processador poderoso, mas não faça questão de gastar tanto.

Para quem pode gastar um pouco mais, existem como opção as Voodoo 4 4550 e Voodoo 5 5500. Assim como os modelos anteriores, estas placas existem tanto em versão PCI quanto em versão AGP.

A diferença básica entre as duas é que a 4500 vem com apenas um processador VSA-100 e 32 MB de memória, enquanto a 5500 vem com dois processadores trabalhando em paralelo e 64 MB de memória. Naturalmente o desempenho também é bem superior.

Mas, a grande vantagem da Voodoo 5 5500 sobre as outras 3 diz respeito à qualidade de imagem. é suportado um novo recurso, o FSAA, que é capaz de melhorar muito a qualidade das imagens.

Existem 3 níveis de FSSA, que podem ser configurados nas propriedades de vídeo do Windows, "FSSA Off", "2x FSAA" e "4x FSAA". A primeira se destina a desativar o recurso, melhorando o frame-rate, mas sacrificando a qualidade de imagem, a segunda é um meio termo, onde se sacrifica um pouco de desempenho para ter imagens melhores enquanto a terceira opção serve para ter a melhor qualidade de imagem possível. A perda de desempenho ao ativar o recurso varia de acordo com o processador e com a resolução de vídeo usada. Com um Pentium II 450 e 640 x 480 por exemplo quase não haverá perda, enquanto com um Pentium III 800 e 1024 x 768 a perda de desempenho usando FSAA 4x pode chegar a 50%.

Uma última dica com respeito às Voodoo 4 e 5, é que caso você tenha instalada uma placa Voodoo mais antiga, remova os drivers da placa antiga através do painel de controle > sistema > gerenciador de dispositivos antes de instalar a nova. Caso contrário continuarão sendo usados os drivers de vídeo antigos e o desempenho da nova placa ficará comprometido.




Copyright 2003 Carlos E. Morimoto, http://www.guiadohardware.net - Todos os direitos reservados