:. O Que é Mesmo o Amiga?!

 Por Carlos E. Morimoto
 http://www.guiadohardware.net
 Setembro de 2000


Para quem não conhece, o Amiga, foi um computador fabricado pela Commodore Inc., do Canadá e que a 10 anos atráz, fazia coisas que só vimos em micros atuais.
 
O sistemas utilizado por este computador é totalmente diferente dos PC's, começando pelo sistema operacional, que é o unico até hoje, juntamente com o Unix, totalmente multitarefa, e não multitarefa preemptiva como o do PC. Só p/ se ter um exemplo, eu poderia renderizar uma imagem, imprimir um documento, formatar um disquete, desfragmentar meu disco rígido e ainda o sistema estaria livre p/ eu poder executar algum arquivo no sistema operacional.
 
O sistema operacional é o Workbench e o Windows é bastante parecido c/ ele, só que o funcionamento é totalmente diferente, pois existe uma grande diferença entre um Amiga e um PC, que é o Hardware.
 
O hardware do Amiga é contituido de varios processadores que funcionam em conjunto, e que não dependem do processador p/ que executem suas funções, o sistema operacional pode solicitar alguma operação p/ qualquer um deles, seja video, I/O's, som, acesso a periféricos, memória, sem pedir "autorização" p/ o processador, tornando-o muito mais rápido.
 
O Amiga tem ainda como saida de vídeo, a opção de poder ser ligado à uma televisão, atravez de uma saída de vídeo composto, por esse motivo ele foi muito utilizado por emissoras de TV, como a Record, Cultura, Manchete e até hoje é utilizado por todas as empresas de TV à cabo para fazer vinhetas de programação e aquele canal que mostra o que passa nos canais, também é Amiga rodando um software que se chama Scala MM400 ou Broadcast. Eu mesmo já fiz muita animação utilizando o amiga, e algo que muitos não sabem; quem não se lembra da série SeaQuest que passava na Globo, e da série Babilon V que passa na Warner, elas são feitas com Amiga!!
 
Mas também nem tudo são flores, pois devido à péssima estratégia de marketing da Commodore e das outras empresas que compraram a plataforma Amiga, ele foi sendo cada vez menos utilizado, e agora praticamente é peça de colecionador.
 
Uma vez, a uns 4 anos, a revista Mac Word escreveu um artigo sobre o advento dos Power Mac's, pois eles não mais utilizavam a família 680XX da Motorola, o que levava a alguns softwares a serem emulados pelo novo processador do Mac, o Power PC, e a revista citou que o Amiga, com uma placa aceleradora com chip 68060, rodando o emulador de Mac, era o Mac mais rápido do mundo, pois no Mac, antes do Power PC, o processador mais rápido era o 68040.




Copyright 2003 Carlos E. Morimoto, http://www.guiadohardware.net - Todos os direitos reservados