:. Como Compactar Filmes para Transmissão Via Net Usando o MPEG 4 [DivX] ;-)

 Por Carlos E. Morimoto
 http://www.guiadohardware.net
 Janeiro de 2001

Transmitir filmes pela Internet sempre foi um grande problema. Qualquer filme de 2 minutos em MPEG ou AVI com qualidade de VHS já fica com mais de 20 MB. Para solucionar este problema, veio o Real Video, que possui várias limitações para o usuário médio, tanto em termos de qualidade de vídeo, quanto pelo preço do software.

Mas, já existe uma solução bem melhor e ainda por cima gratuita para isso, o MPEG 4, ou Divx;-), que muito mais do que servir para piratear DVDs, pode ser muito bem usado para compactar trechos de vídeo, para serem transmitidos pela Internet.

O Divx;-) é um formato de vídeo extremamente eficiente, provavelmente o mais eficiente atualmente, desenvolvido pela comunidade Open Source, o que assegura que os programas necessários sejam gratuítos. O Divx;-) pode tanto ser usado para gerar vídeos com qualidade de DVD quanto para gerar vídeos de baixa resolução, com tamanho suficiente para serem transmitidos via Web, que é a idéia deste artigo.

Que tal um vídeo de 137 segundos, com resolução de 352 x 208, som e razoável qualidade com apenas 2.05 MB, ou o mesmo vídeo, sacrificando-se parte da fluidez das imagens, mas com apenas 754 KB? Também poderíamos baixar a resolução do vídeo para 176 x 104, mantendo a fluidez das imagens e o som e obter um arquivo com apenas 716 KB, ou ainda, sacrificar mais um pouco da qualidade da imagem, porém mantendo o som e conseguir um arquivo com meros 552 KB?. é bem menos que o que teríamos usando o real vídeo, com uma qualidade melhor e, principalmente, a custo zero, já que todos os softwares necessários são gratuítos.

Estes tamanhos de arquivos foram obtidos usando como base um trailer do filme Sexto Sentido. O arquivo original em MPEG tinha mais de 20 MB. Você pode baixar os exemplos e os programas necessários para compactar os vídeos em http://www.guiadohardware.net/download/divx/

Comece baixando e instalando o Divx_Codec e o MP3_Codec, que são os arquivos necessários para assistir e gravar os filmes. A seguir, baixe o Virtual Dub, o programa que utilizaremos para compactar os vídeos. Aproveite para baixar os exemplos de vídeo que estão na página.

Abra o Virtual Dub e clique em File/Open para abrir o vídeo que deseja compactar. O Virtual Dub suporta tanto arquivos em AVI, quanto arquivos em MPEG e mesmo Divx já compactados que você queira editar.

Pois bem, para compactar o audio, clique em Audio, marque a opção "Full Processing Mode" e em seguida clique em "Compression". No menu que surgirá, escolha "MPEG Layer-3" e em seguida "8 kBits/8Hz mono". Esta é uma qualidade de som semelhante ao telefone, mas você poderá aumentar a qualidade se desejar, naturalmente aumentando também o tamanho do arquivo a ser gerado. Lembre-se que para compactar o áudio, você deverá instalar o MP3_Codec.

Para compactar o vídeo, clique em "Video" e em seguida em "Compression". No menu que irá surgir escolha "Divx;-) MPEG-4 Low Motion" e clique em "Configure". Na janela que surgirá, procure pela configuração de Data Rate, é aqui que você escolhe a qualidade do vídeo. O primeiro vídeo dos 4 que coloquei como exemplo na página, o de 2.05 MB, usa data rate de 108 e resolução de 352x 208. O segundo usa a mesma resolução, mas um data rate de apenas 28, o que prejudica bastante a fluidez da imagem. Finalmente, os dois vídeos de 176 x 104 usam data rate de respectivamente 28 e 14.

Note que o data rate é independente da resolução de vídeo. Escolhendo um data rate de 108 por exemplo, o tamanho final do arquivo será o mesmo usando 352 x 208 ou usando 176 x 104, o que mudará será a fluidez e qualidade das imagens.

Na mesma janela, existe a configuração do Keyframe. O default é 10, mas você pode diminuir em uns 3% o tamanho do arquivo mudando para 9999. A qualidade continuará a mesma, a desvantagem será que quem assistir não poderá adiantar ou retroceder o vídeo, apenas assistir de uma tacada só.

Se você quiser diminuir a resolução da imagem, clique em "Video" e em seguida em "Filters". Clique em "Add" e em seguida em "2:1 reduction". Existem outros filtros na mesma janela que você poderá usar a gosto.

Terminando, clique em "File" e em "Save AVI". O tempo do processo de conversão demora de acordo com a configuração do micro e do tamanho do vídeo.

Lembre-se que a idéia deste artigo é gerar vídeos de baixa qualidade, mas com um tamanho minúsculo, ideais para transmitir pela Net. O processo de codificação de filmes em DVD fica para as próximas dicas.