:. Dúvidas sobre os Macs

 Por Carlos E. Morimoto
 http://www.guiadohardware.net
 14/02/2001

Todos os processadores para PCs utilizam o mesmo conjunto básico de instruções, o conjunto x86. Independentemente de serem Intel ou AMD, Pentium ou 486, todos suportam este mesmo conjunto de instruções, por isso são compatíveis entre sí.

Os Macs por sua vez usam atualmente os processadores Motorola G3 e G4, que utilizam um conjunto diferente de instruções. é justamente isto que torna as duas plataformas incompatíveis a nível de programas.
Você não pode instalar um Windows 98 num Machintosh por exemplo, terá que se contentar em usar o Mac OS e os programas e jogos disponíveis para ele.

Entretanto, outros componentes, como memórias, HDs e até mesmo placas de vídeo estão começando a tornar-se comuns, os Macs atuais utilizam memórias Pc-100, HDs IDE, etc. como nos PCs. Mas existem inúmeros casos de incompatibilidade com a maioria dos modelos de impressoras, scanners, e outros dispositivos, que simplesmente não podem ser instalados num Mac, seja por causa da interface usada ou seja por falta de drivers.


:. Qual o perfil do usuário de PC' s e de Macs?

A idéia dos Macintoshs, isto desde o início da década de 80 era construir computadores amigáveis e fáceis de usar. Os Macs foram os primeiros computadores pessoais a trazerem interface gráfica e mouse, desde seus primeiros modelos, coisas que os PCs só trariam anos mais tarde. Porém, os PCs sempre foram mais baratos, e quando começaram a surgir sistemas operacionais gráficos para micros PCs, como o Windows, OS/2, etc. o dois sistemas tornaram-se equivalentes em facilidade de uso.

Por ser uma arquitetura aberta, os PCs incorporam mais rapidamente novas tecnologias, processadores mais rápidos, etc. Atualmente a Apple tem basicamente dois nichos de mercado, os usuários que adquirem seu primeiro micro e deixam-se seduzir pelo estilo do iMac ou cube, e profissionais de design, editoração, etc. que por um motivo ou outro preferem os Macs, seja por já estarem familiarizados com a interface do Mac OS, preferirem os programas disponíveis para Mac ou algum outro motivo pessoal.