:. Dicas para melhorar o desempenho de placas PC-Chips

 Por Nicolas Frenay :. http://www.pcsite.hpg.com.br/
 http://www.guiadohardware.net
 27/02/2001


"é o seguinte:
Eu tenho (eu sei... eu sei...) uma destas "maravilhosas" placas mãe que vem até a mãe onboard (PCChips M748LMRT) e através do uso de quatro softwares e do datasheet do chipset SiS620 cheguei à otimizações muito interessantes (MESMO!!!) na parte de desempenho de memória (terrível nesta motherboard)...


Vou colocar a especificação antes:

MoBo: PCChips M748LMRT
Proc: Pentium 3 450MHz (Katmai / 512k de cache 1/2 speed)
Mem: 128mb PC133 (escolhida à mão, mais info embaixo...)
HD: 2x8Gb Samsung (UDMA simples) + 1x1,7Gb Fujitsu
CD: Lite-on 32x
Vídeo: 3dfx Voodoo 3 3000 PCI (desabilitei o onboard :))))) )

Vamos ao que interessa:

Testei muitos módulos PC133 nesta placa mãe e surpreendentemente um que aparentava ser fraco em capacidades de melhorar CAS, CAS to RAS e velocidade foi o que melhor se deu aqui.

Eu tenho meios de escolher a velocidade de BUS através do SoftFSB ou de programas que recebi em um fórum mas não consigo estabilidade a 112 devido à pobreza de desenho da placa e também do chipset ?.

Eu utilizo o SiSoft Sandra 2000 como teste padrão para desempenho, além do 3DMark2000, softwares que vocês do Guia do Hardware com certeza conhecem muito bem :))).

Quando eu utilizava o vídeo onboard (SiS620) eu obtinha resultados terríveis de memória (cerca de 80MB/s com bus de 100mhz e CAS 2). Testei com uma placa de vídeo que eu tinha sobrando, muito simples, que minha teoria de desempenho era verdadeira... Desabilitando o video onboard e utilizando uma placa de video adicional você melhora e muito o desempenho de memória pulando pra 120-130mb/s @ CAS 2...


Agora vamos às otimizações:

Com o video onboard eu atingia a marca de 100-110 MB/s e agora eu atinjo 180mb/s com o video onboard desabilitado !!!.. A diferença de desempenho entre o padrão e otimizado é perceptível em ambas as utilizações...


Métodos:

Utilizo o TweakBIOS, um software que lhe dá acesso à algumas configurações que às vezes as BIOS não nos dá acesso, dependendo da compatibilidade de chipset. O link para o site: http://www.miro.pair.com/tweakbios/

Habilitando opções como CPU Pipeline (Enabled) e baixando as configurações de memória para 4-2-2 na ordem do TweakBIOS, atingi marcas de 170mb/s com a Voodoo.

Só que este programa realmente é chato para ficar mudando toda hora, sem registrar, então apelei para o Mr H. Oda! que vocês também devem conhecer.


2o. método (melhor!!!)

Entrei no site do H. Oda (www.h-oda.com) e baixei dois programas que conhecia: WPCREDIT e WPCRSET que server para modificar os valores de portas do chipset, um em modo de teste e o outro serve para efetivar mudanças a cada boot.

Eu já tinha baixado o datasheet do SiS620 em www.sis.com.tw então isso já facilitou. Achei neste manual os endereços de porta e também os valores que eu queria mudar. Primeiro eu testei com o WPCREDIT, baixando as configurações de memória e de CPU Pipeline assim como no TweakBIOS e testei o desempenho de memória, que foi obviamente igual ao do TweakBIOS.

Depois encontrei algumas opções diferentes e encontrei uma que melhorou entre 5 e 10mb/s de desempenho. Algo do tipo Internal Memory Bank. Desculpe mas não me lembro no momento... (Recém formatei o micro e estou sem o Acrobat Reader :) )

Eu diria que é mais ou menos o que o 4-way Interleave significa para os chipset Via... mas com desempenho inferior..

Acho que bati um recorde com esta placa mãe :).. Mas devo avisar que é uma operação que requer usuários de nível. Não é pra qualquer um.

Uma vez testado no WPCREDIT é só jogar os valores no WPCRSET que ele se incumbe de mudar tudo no boot."