:. Conjuntos de caixas de som nacionais

 Por Carlos E. Morimoto
 http://www.guiadohardware.net
 01/03/2001


Oi Carlos,
Gostaria se possível de algumas sugestões sobre conjuntos de caixas
acústicas. Estava procurando um conjunto com subwoofer, mas vi
que existe uma variação muito grande de preços. Você recomendaria
algum modelo entre os que podemos encontrar facilmente aqui no
Brasil?

Lá fora, existem vários sites dedicados a analisar vários conjuntos de caixas e som. Afinal, neste ramo a qualidade sonora vai muito além da potência das caixas informada nas especificações. Para ter uma idéia clara da qualidade sonora de cada um dos modelos é realmente preciso ouvi-los em ação.

Eu já cheguei a testar 4 modelos de caixas acústicas de distribuição nacional, vou aproveitar para dar as minhas opiniões sobre eles:

NH-3000 da Sact
MS-13 da Clone
March SW-4.1 Surround, da Genius
PC Works 4-Point Surround FPS1000 da Creative.

O NH-3000 da Sact é o conjunto mais barato que encontrei, em algumas lojas ele pode ser encontrado por até 90 reais, apesar de custar até 150 em algumas lojas online. Você pode ver uma foto de descrição em: http://www.microsite.com.br/produto.phtml?id=2505
Este conjunto é composto por subwoofer e 4 caixas de som, num design um tanto incomum, pois as 4 caixas são montadas uma sobre a outra, formando dois pares de caixas, que são móveis, porém unidas entre sí.

A única coisa boa que posso falar sobre este conjunto é que ele é barato. O subwoofer é muito fraco, é preciso deixar a saída apontada pra sí e deixar o volume no máximo para ter um efeito razoável. As caixas de som até tem uma potência razoável, o problema é o ruído...

Finalmente, o conjunto tem suporte a som 3D, que consiste num filtro especial, aplicado pelas próprias caixas de som que adicionam profundidade, dando a impressão de que se está num show ao vivo. Este recurso é um dos principais atrativos dos conjuntos de três caixas, pois melhora bastante a vivacidade do som. Isso claro em conjuntos de caixas de qualidade, pois neste conjunto a opção 3D só serve para distorcer (e como) o som. Se você quiser torturar alguém é só trancar ele numa sala com um conjunto desses com o 3D ligado e o som no máximo, ou o cara se mata ou sai de lá doido :-)
Aliás até o acabamento do gabinete das caixas é ruim :-(
Realmente, eu não recomendo este conjunto, a menos que você realmente não tenha dinheiro para algo melhor. é bem melhor do que um par de caixas simples, claro, mas não espere grande coisa.

O MS-13 da Clone já é um conjunto um pouco mais caro, custando apartir de 130 reais. Consiste no subwoofer e um par de caixas de som. Uma característica interessante deste conjunto é que as caixas possuem suportes que permitem fixa-las ao lado do monitor, diminuindo o espaço ocupado sobre a mesa.
O sub deste conjunto já tem uma potência bem maior, as caixas possuem uma boa potência e o nível de ruído é baixo. Ao contrário do conjunto da Sact, o recurso 3D deste conjunto funciona bem em 95% das músicas, porém em algumas causa um eco estranho, como alguém batendo sobre uma mesa, nestas o jeito é desativa-lo.
O que me desagradou neste conjunto foi a péssima qualidade dos conectores, o que faz que às vezes, com a vibração do subwoofer, o encaixe fique com mal contato e o som comece a sair distorcido. Veja uma foto deste conjunto em: http://www.clone.com.br/produtosestatico.htm (no rodapé da página)

O March SW-4.1 da Genius é um conjunto de 4 caixas + sub, um pouco mais caro que o conjunto da Clone, custa apartir de 150 reais. Não tenho certeza se este conjunto ainda é fabricado pois não tenho visto muitos à venda. A qualidade do som é semelhante ao do conjunto da Clone, com uma pequena vantagem por causa das 4 caixas, o recurso 3D também funciona bem, apesar de, como no caso anterior, distorcer algumas músicas. Outro ponto positivo é que o design das caixas é bem melhor que o do conjunto da Clone.
Veja foto e descrição em: http://www.genius-kye.com/genius/pro/speaker/sw-41surround.htm

Finalmente, temos o PC Works 4-Point Surround FPS1000, novamente um conjunto de 4 caixas + sub, produzido pela Creative. Este conjunto é o mais caro dos 4, custando apartir de 250 reais. Existem também uma versão de 2 caixas do mesmo conjunto que é um pouco mais barata.
Apesar das caixas de som serem bem compactas, a qualidade do som é perfeita, usando uma boa placa de som é possível deixar o volume bastante alto sem perceber qualquer distorção do som. O subwoofer também é o mais potente dos 4 conjuntos que testei, o suficiente pro seu vizinho bater na sua porta reclamando do barulho. Como os outros este conjunto também tem 3D, também com uma qualidade excelente. Todos os modelos da Creative são importados, por isso o preço é bem mais salgado que os nacionais. Entretanto estes conjuntos podem ser encontrados aqui no Brasil com uma relativa facilidade. Veja uma foto e descrição em:
http://csw.creative.com/products/fps1000/

Claro que desconsiderando o preço, eu recomendaria o conjunto da Creative, mas para quem não pode gastar tanto num conjunto de caixas de som, existe também a opção do PC Works de 2 caixas, que pode ser encontrado por 190 reais em algumas lojas. O conjunto da Genius também é um pouco caro mas já apresenta uma qualidade satisfatória. O conjunto da Clone também é razoável, mas o problema dos encaixes me impede de recomendá-lo, realmente é muito chato ficar arrumando o encaixe toda hora. O conjunto da Sact é bem fraco, mas pode ser uma opção para quem não pode gastar muito e quer fugir das caixinhas de som comuns, mas como disse, não espere grande coisa, vale o que custa.