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:. Os vários modelos de GeForce MX

 Por Carlos E. Morimoto
 http://www.guiadohardware.net
 27/04/2001


Mesmo sendo considerado um "modelo de baixo custo" pela Nvidia, GeForce MX é uma das placas de vídeo de melhor desempenho atualmente, apesar do preço ainda um pouco salgado. Neste artigo falarei um pouco sobre os diferentes modelos e algumas peculiaridades desta família de placas.


"Por favor me ajude nessa dúvida....
Vou comprar um PC novo, e quero com placa de vídeo geforce2 MX, mas na loja
que quero comprar, existem duas geforce2 MX, a Asus V7100-tv out e a da
Creative, Annihilator 2 MX DDR... (ambas tem 32mb)
Eu pretendo usar o FSAA e vi que a GeForce 2 MX não consegue manter um bom frame-rate em resoluções mais elevadas com o recurso ativado. Com memórias DDR ela teria um melhor desempenho?"


Em primeiro lugar, o GeForce MX é apenas o chipset de vídeo produzido pela Nvidia. Apesar da própria Nvidia produzir algumas placas de vídeo com eles, a maioria das placas são mesmo feitas por outros fabricantes, como a Creative, Asus, Hercules, etc.

Como o chipset de vídeo é o mesmo e os fabricantes costumam seguir o design de placa oferecido pela Nvidia, com poucas modificações, as placas são muito parecidas em termos de desempenho, quando existe alguma diferença de desempenho ela é da ordem de 1, no máximo 2%.

O que diferencia as placas são o fato de virem com 16 ou 32 MB de memória, terem ou não cooler (útil para quem pretende fazer overclock na placa), virem em versão OEM ou In-a-Box, terem recursos como saída de vídeo e saída para dois monitores, o tempo de garantia e, é claro, o preço :-)

O uso de memórias DDR nas MX é outra coisa que vem causando confusão. Veja, teoricamente as memórias DDR são duas vezes mais rápidas. A Nvidia incluiu suporte para memórias DDR no GeForce MX, porém, para que as placas não competissem com as GeForce 2 GTS, que são as versões mais caras, as GeForce MX com memórias DDR possuem um barramento mais estreito com a memória.

Nas duas versões, a memórias RAM opera a 166 MHz. Memórias SDRAM comuns fazem uma transferência por ciclo, enquanto as DDR fazem duas, com isso as memórias DDR ofereceriam, teoricamente o dobro de desempenho. Porém, existe um segundo fator: as placas com memórias SDRAM usa um barramento de 128 bits com a memória, enquanto as com memórias DDR possuem um barramento mais estreito, apenas 64 bits.

Então daria empate? Teoricamente sim, pois como disse, as DDR fazem duas transferências por ciclo. Mas na prática, o que vemos é que devido aos tempos de latência mais altos e algumas outras limitações, as MX com memórias DDR acabam sendo *mais lentas* que as placas com memórias SDRAM.

A vantagem para os fabricantes seria o fato de que usando memórias DDR são necessários menos contatos na placa de circuito (64 bits x 128 bits), e um número menor de chips de memória. Com este design mais "simples", o custo de produção da placa é mais baixo, mesmo considerando o custo mais elevado das memórias DDR.

A Nvidia está colocando no mercado duas novas versões da GeForce MX, chamadas MX200 e MX400. Estas placas devem substituir as MX atuais, apesar de não serem necessariamente mais rápidas.

A MX200 é uma versão de baixo custo. O chipset de vídeo continua o mesmo, porém o barramento com a memória é de apenas 64 bits, sem suporte a memórias DDR. Apesar de mais baratas, as MX200 são bem mais lentas que as MX "originais", pois possuem apenas metade do barramento com a memória: 1.35 GB/s contra 2.7 GB/s.

A MX400 por sua vez é pouca coisa mais rápida que as atuais. A memória RAM continua operando na mesma freqüência, 166 MHz, e continuam existindo as opções de 128 bits com memórias SDRAM ou 64 com memórias DDR, porém o chipset de vídeo ficou um pouco mais rápido, a freqüência foi aumentada de 175 MHz para 200 MHz.

Porém, como a memória continua operando na mesma freqüência, a MX400 leva uma vantagem muito pequena sobre a MX atual, já que nestas placas o maior limitante é justamente a memória RAM.

Terminando, o FSAA quando ativado realmente diminui brutalmente o desempenho da placa, trazendo como compensação uma boa melhoria na qualidade de imagem. Como existem várias opções de complexidade para o FSAA, você pode testar várias para encontrar a opções que oferece uma relação melhor dentro do jogo e resoluções que estiver utilizando.

A 1024 x 768 num jogo pesado, provavelmente você terá que manter o FSAA desabilitado para manter os 30 FPS ideais, mas em resoluções mais baixas, ou em jogos mais leves você poderá ativa-lo para usar o "excesso" de desempenho da placa para melhorar a qualidade de imagem.

:. Leia também:
Configuração do FSAA da GeForce MX
http://www.guiadohardware.net/faq/06-video.asp





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