Oi Nicolas, obrigado pelo e-mail, estava mesmo procurando um tema para a dica de hoje, assim já mato dois coelhos com uma teclada só :-)
A sua configuração atual, o Pentium III 450, já está bem equilibrada, não existe nenhuma opção de upgrade econômico que possa trazer um ganho muito grande de performance. As sugestões possíveis poderiam ser uma placa 3D melhor caso o micro seja usado para jogos, ou um novo HD de 30 GB ou mais caso a prioridade seja armazenamento ou velocidade de carregamento dos programas.
Mas, já que você parece já ter decidido montar um novo micro, vamos nos concentrar no Athlon. Realmente, um Athlon de 1.33 é sonho de consumo de muita gente :-) Mas, ao invés de comprar um Athlon de 1.33, você poderia comprar um Athlon de 1.0 GHz, da série AXIA, se possível o Y e fazer um overclock para os 1.33 desejados.
A Asus A7V133 que escolheu vai facilitar muito as coisas. Como a placa já suporta bus de 133 MHz, você terá apenas que instalar o processador e, através do Setup, aumentar a freqüência do barramento de 100 para 133 MHz, não precisará nem mesmo destravar processador e alterar a voltagem.
Na área de overclock do site você encontrará um teste realizado com dois exemplares do Athlon série AXIA, um modelo antigo, sub-série K e outro mais recente, da sub-série Y. No artigo você verá também como reconhecer os processadores.
Os Athlons de 1.0 GHz da Seria AXIA Y são exatamente os mesmos processadores que os Athlons atualmente vendidos como processadores de 1.33 GHz, tanto que suportam overclock para mais de 1.5 GHz. A Intel já fazia isto desde o Celeron, felizmente a AMD também entrou na roda, sorte de quem não tem preconceito contra overclock. Sim, pode parecer estranho, mas se você tivesse que gastar dois bilhões de dólares para abrir cada fábrica, você acabaria fazendo o mesmo :-)
A única ressalva, é que a Asus A7V133 não tem slots ISA, por isso você não poderá aproveitar a placa de som que falou.
Em termos de desempenho, realmente não existe comparação entre um Athlon @ 1.33 GHz e um Pentium III @ 968, seria até covardia. Porém esta configuração exige alguns cuidados.
Em primeiro lugar o cooler. O Golden Orb é um modelo de cooler próximo do ideal para um Celeron, ou mesmo para um Pentium III: é bonito e extremamente silencioso. Mas ele, definitivamente, aconselhável para um Athlon de 1.33 GHz.
Lembre-se que a 1.33 GHz, um Thunderbird dissipa 68 Watts de calor, está bem acima da capacidade de um Golden Orb. Para ele, você deverá usar um dos modelos de 6.800 ou 7.200 da Cooler Master, Global Win ou similar. O preço é parecido com o de um Golden Orb e a potência é suficiente para um T-Bird de 1.33, o problema é que estes coolers são muito mais barulhentos, o barulho é semelhante à de uma geladeira com o motor ligado. Realmente incomoda, mas é o preço a se pagar pelo desempenho deste processador.
Sobre a fragilidade do core do processador, é outro motivo de cuidado. Assim como os Celeron e Pentium III Coppermine, os Thunderbirds tem o núcleo do processador exposto, com o objetivo de melhorar a transmissão de calor entre ele e o cooler. Os processadores são feitos de silício como sabemos, que fundido vira um tipo de vidro, que não é tão difícil assim de quebrar.
Os coolers atuais geralmente precisam de muita força durante a instalação, por isso tome bastante cuidado. Faça força sobre o grampo que encaixa o cooler e não sobre o cooler em sí, como já vi gente fazendo. Assim você não terá problemas.
Quanto ao consumo de energia, o cenário é o seguinte. Um Pentium III de 1.0 GHz consome 26.1 Watts, um Thunderbird a 1.33 GHz consome 68 Watts. O Thunderbird consome 42 Watts a mais aproximadamente.
Presumindo que você mantenha o micro ligado 12 horas por dia, são 15 kWh por mês. Com a tarifa de Maio, R$ 0.23 por kWh, incluindo o ICMS, são R$ 3.45 a mais por mês na conta. Realmente não é muito, apesar de que apartir do início do racionamento, o governo pretende aumentar a tarifa de quem consumir acima de 250 kWh, o que aumentaria esta diferença. Se você for do tipo de mantém o micro ligado 24 horas, a coisa já começa a complicar, pois a diferença dobra, vai pra mais de 10 reais, considerando o aumento na tarifa.
Se a idéia é montar um PC que consuma pouca energia, creio que a melhor opção ainda seja o Celeron 600, sem overclock, com voltagem de 1.5 V, que consome só 12.6 Watts (sim, estou recomendando baixar a voltagem do processador pois tenho um, onde estou escrevendo este texto, que inclusive está com o cooler desligado). Ou então compre logo um notebook, vai do quanto você está preocupado com o racionamento :-)