:. Toda comodidade tem seu preço, dicas de economia

 Por Italo Valerio Pereira Gomes
 http://www.guiadohardware.net
 07/06/2001


> Oi ítalo,
>
> Tudo bem? Espero que sim. Olha, tem outro lance que eu acho que você pode me
> ajudar. é sobre Leds (aqueles de stand-by de televisão e outros aparelhos) e
> essa história de racionamento. Sei que o consumo é baixíssimo, mas um dia li
> uma reportagem de especialistas americanos dizendo que juntando cada led em
> cada aparelho o consumo é representativo. O que você acha? Você conhece alguém
> com quem eu possa falar sobre este assunto? Pode ser até de fora de Natal.

é minha especialidade. Posso falar.

Ele não falou nenhuma inverdade, de fato o consumo é baixo, mas veja que ali não é só o led (luizinha vermelha ou verde) que está consumindo, aquele led está aceso graças a uma fonte, a um circuito stand-by e um micro processador. Aahh sim, pensou que era só um led?.

Um micro processador está presente e ativo o tempo todo pois ele é quem recebe e interpreta o sinal do controle remoto para todas as funções inclusive ligar e desligar a fonte principal e de maior consumo
do TV. Esta lógica é válida também para os micro systems, esses equipamentos de som 3 em 1 com display luminoso e até os portáteis.

Significa que qualquer equipamento desligado em modo stand-by (modo de espera), embora aparentemente desligado está consumindo sim.

O que pouca gente sabe é que esse consumo pode ser maior do que se pensa, fiz algumas medições em vários aparelhos e eu mesmo me surpreendi. Por exemplo, minha TV 29" em stand-by durante os 30 dias chega a 15Kw/mes, é muito considerando que eu não a ligue por esse período.

A solução disso depende do modelo de sua TV, algumas além de possuírem o botão digital possuem um botão liga/desliga elétrico que é uma chave geral que desativa inclusive o funcionamento do controle remoto. Outras
somente possuem botão digital em seu painel. No primeiro caso, desligando o botão geral e confirmado que o remoto não atua, não estará consumindo, já no segundo caso, somente retirando da tomada após uso. Para os portáteis uma regra geral é retirar da tomada após uso.

Em outro teste, descobri que um ajuste que sempre dispensou atenção pode sim colaborar e muito com o consumo final, acredite, o CONTROLE DE BRILHO DO TV e MONITOR DE COMPUTADOR. Ajustar corretamente o brilho para o mínimo aceitável pode-se chegar a uma economia de até mais de 1,2 KW, considerando uma TV por 30 dias, ligado 4H/dia com uma diminuição de 10W/h de consumo. Um monitor de computador ligado por 8Hs/dia ajustado corretamente pode chegar a economizar mais de 2KW/mes por monitor, calcule esse valor pelo numero de computadores de uma empresa e verá que a economia pode ser mais considerável que se pensa.

Quem possui sistemas de som home-theater (cinema em casa), desligar só no botão power também não resolve, quase, ou senão todos ficam em stand-by obedecendo a mesma lógica citada acima. Como muita gente usa estabilizadores nesses equipamentos, basta desliga-lo, não há necessidade de tirar da tomada. Se não tiver estabilizador, tire-o da tomada após uso ou mesmo, substitua-o pelo portátil por uns tempos.

Os equipamentos em stand-by geralmente consomem entre 10 e 100ma o que dá entre 4 e 22 w/h aproximadamente. Imaginemos um aparelho ligado 30 dias nessas condições (720h), o consumo pode chegar a mais de 15Kw/mes por aparelho em stand by. é muito desperdício para um aparelho fora de uso. Uma família de classe media com 3 TVs, 2 aparelhos de som, 1 portátil, 2 vídeos em stand-by podem chegar a marca dos 50Kw/mes, salientando todos desligados e apenas em stand-by.

Sobre os que você decidir que vão ficar inativos por algum tempo uma boa solução é encomendar uma capa plástica de boa qualidade e que cubra totalmente o aparelho, especialmente as áreas de ventilação do mesmo.

A explicação é simples, o ar frio tende a descer, o ar quente tende a subir, sendo assim a capa protege de tudo que vier de cima evitando o ataque de maresia e umidade, essa recomendação já é comprovadamente eficiente já que indico a mais de 10 anos e tem funcionado. Naturalmente, retire-a quando for usar.

:. Matérias minhas veiculadas na Rede Globo local entre 1/6 e 4/6/2001:
http://cabugi.globo.com/noticias/noticias_resp.asp?codigonoticia_chamada=1168
http://tvocêabugi.globo.com/jornalismo/mostrar.asp?jornal=3&tipo=R&codigo_reportagem=2044

Abração à todos.

--

Natal-RN