:. Linux: Como instalar o Netscape 6.1 e fontes TrueType

 Por Carlos E. Morimoto
 http://www.guiadohardware.net
 28/08/2001


A dica de hoje para quem já usa, ou mesmo que ainda está pensando em experimentar o Linux e está procurando um bom navegador. Afinal, a Internet é a mãe do Linux, não da para conceber que os usuários do Linux tenham menos recursos que os usuários do Windows ao navegar.

O Netscape 6.1 saiu semana passada, hoje finalmente tive a oportunidade de instala-lo e brincar um pouco.

Ele é sem dúvida o melhor browser for Linux da atualidade. o Konqueror é pesado e não abre muitas paginas, o Opera é pago, enquanto o Netscape 4.x já está criando barba, de tão velho :-). Existem ainda outras alternativas de peso, como por exemplo o Mozila, mas pessoalmente gostei mais do Netscape 6.1.

Finalmente temos um Browser capaz de fazer frente ao IE. Quase todas as páginas abrem sem limitações, o visual é impecável e a maioria dos bugs da versão 6.0 foram corrigidos. Finalmente o Netscape voltou a ser estável.

Para instala-lo, baixe o instalador (100 KB) em:
http://home.netscape.com/download/0730101/10004-en-linux2.2-6.1-base-128_qual.html

Abra o terminal e acesse a pasta onde o salvou (cd /root se você salvou no diretório /root por exemplo) e digite o comando:
tar -zxvf netscape-i686-pc-linux-gnu-installer.tar.gz

Este comando se encarrega de descompactar o arquivo. Será criada a pasta netscape-installer

Digite:
cd netscape-installer

Para abrir a pasta e em seguida:
./netscape-installer


Para iniciar a instalação. Note que o "./" faz parte do comando, não pense que é para dar o comando no diretório "/" :-))


Apartir daí não tem mais mistério, será aberto o instalador gráfico a lá Windows, que pergunta quais componentes deseja instalar, etc.

Este instalador apenas serve para configurar as opções de instalação, ainda resta baixar todos os arquivos via web, mais de 20 MB para a instalação completa.

Depois de instalado, basta acessar a pasta onde o instalou (o default é /usr/local/netscape) e dar o comando "./netscape" para abrir o navegador.

Crie um atalho no KDE ou a interface que estiver utilizando para não precisar ficar dando o comando no terminal toda hora.


Depois de instalar o Netscape, ainda falta um detalhe para que ele "possa fazer frente ao IE", as fontes! :-)

Até hoje não entendo por que as distros não instalam as fontes TrueType automaticamente, ficam aquelas fontes borradas até você resolver fazer na mão :-)

Comece copiando as fontes que ficam na pasta Windows\fonts para uma mídia qualquer (monte a partição Windows dentro do Linux para ter acesso aos arquivos, grave num CD, copie para um FTP na china, seja criativo! :-)

No Linux, abra o diretório /usr/X11R6/lib/X11/fonts:
cd /usr/X11R6/lib/X11/fonts

Crie o diretório TrueType:
mkdir TrueType

Abra o diretório recém criado:
cd TrueType

Copie as fontes para dentro deste diretório (faça pelo Konqueror mesmo, use o modo gráfico para variar um pouco! :-)

Dê os comandos para instalar as fontes e ativar o caminho:
ttmkfdir -o fonts.scale
mkfontdir
chkfontpath --add /usr/X11R6/lib/X11/fonts/TrueType


Pronto, agora é so reiniciar e ver a diferença ao ver qualquer texto ou página. Finalmente o seu Linux não deve nada ao Explorer. Agora só falta mesmo melhorarem o Star Office :-)


Resultado: Um browser de qualidade e fontes perfeitas

Clique para ampliar