:. Os modos de economia de energia

 Por Carlos E. Morimoto
 http://www.guiadohardware.net
 25/09/2001


O sinal de clock é quase tão antigo quanto os processadores. Em qualquer placa mãe, você encontrará um cristal de Quartzo (um cilindro Este artigo é sobre um tema bastante básico, os modos de economia de energia. Atualmente eles são importantes, pois os PCs atuais consomem uma quantidade razoável de energia e ao mesmo tempo demoram muito para inicializar. Um PC com o Windows 2000 e alguns programas na pasta iniciar pode facilmente chegar perto da marca de 3 minutos, um tempo que você não gostaria de perder várias vezes ao dia.

Além do tempo perdido com o boot, desligar o PC várias vezes ao dia pode abreviar a vida útil de alguns componentes, além de não exatamente algo prático ficar toda hora se esgueirando em baixo da mesa para apartar o botão do gabinete.

O problema com a durabilidade dos componentes foi parcialmente resolvido com as fontes e placas ATX, que mantém a alimentação de alguns componentes da placa mãe, mesmo quando o micro está desligado. Isto também permite que o PC seja ligado através do teclado e que o botão do gabinete seja ligado na placa mãe. Por outro lado, também faz com que o PC consuma continuamente cerca de 5 Watts, aproximadamente o mesmo que uma TV em stand-by.

Para compensar, os PCs atuais permitem um gerenciamento de energia muito mais sofisticado que os antigos, onde era possível apenas desligar o monitor e o HD. O avanço veio na forma de dois novos modos, o modo de espera e o hibernar.

Ao entrar em modo de espera, não apenas o HD e o monitor, mas quase todo o PC é desligado, incluindo o processador, o cooler, placa de vídeo ou som, etc. Apenas a memória RAM, partes da placa mãe, modem e placa de rede continuam ativos.

A memória RAM continua sendo alimentada para manter os dados gravados e permitir que o PC volte exatamente onde estava. é a única parte do PC que realmente não pode ser desligada sem que seja necessário um novo boot. O modem permanece ligado para que a conexão não caia e a placa de rede permanece alerta para acordar o PC caso o recurso de wake-on-lan esteja ativado no Setup.

Em modo de espera o PC consome de 15 a 20 Watts de energia, o mesmo que uma lâmpada fluorescente e pode voltar à atividade em poucos segundos. Note que apenas o cooler do processador é desligado, o exaustor da fonte continua funcionando, pois ainda é necessário que ela forneça uma quantidade razoável de energia.

Para que a opção de entrar em modo de espera esteja disponível, é necessário que a sua placa mãe ofereça suporte a ACPI. O Windows 98/2000 é capaz de detectar isto e ativar ou não o suporte automaticamente. Veja que isto inclui apenas placas razoavelmente recentes, e mesmo assim o suporte pode ser desativado caso você tenha alguma placa ISA que não suporte este recurso.

Como opção, existe o hibernar (ou suspender) onde o conteúdo da memória RAM é gravado no HD e o PC é realmente desligado. Ao liga-lo novamente o sistema simplesmente recupera os dados e também volta exatamente onde estava. O tempo necessário depende da quantidade de memória RAM que estiver instalada, quanto mais memória maior será o arquivo no HD e mais demorará. Mas, geralmente ainda será bem mais rápido que um boot completo.

No Windows 2000 é preciso ativar o suporte à hibernação no painel de controle > gerenciamento de energia. Também é possível configurar a função do botão do gabinete para que o PC hiberne ou entre em modo de espera ao invés de ser desligado.

Note que o hibernar não funciona necessariamente em todos os PCs. Novamente, algumas placas ISA podem impedir que o PC volte, obrigando-o a dar um boot normal.

Para facilitar, os fabricantes de teclados passaram a incluir três teclas especiais, que você já deve conhecer bem :-) A primeira tem a mesma função do botão desligar, a do meio (lua) coloca o PC em modo de espera (se suportado) e a da direita acorda o PC. Para usa-las, basta pressionar simultaneamente a tecla desejada e a tecla turbo do teclado.

Também é possível ligar o PC através do teclado, basta configurar a opção "Power on Function" do Setup. O valor "Keyboard 98" permite ligar o PC usando os botões especiais. Caso o seu teclado não possua as três teclinhas, use o valor "Hot Key" onde você poderá estabelecer uma combinação de teclas. Naturalmente isto só funciona com placas e gabinetes ATX.

Alguns programas podem intencionalmente impedir que o PC entre em modo de espera ou hiberne, que é o caso por exemplo dos programas de gravação de CDs. Isso impede que você perca a mídia por que o PC resolveu entrar em modo de espera, entre outros desastres semelhantes.

O uso destes dois recursos permite que você economize uma boa percentagem da energia gasta pelo PC, principalmente se você for do tipo que usa o PC constantemente, mas por pouco tempo.


Ola Morimoto,

Estava lendo o seu artigo sobre economia de energia, e gostaria de fazer algumas observaçoes quanto as diferenças entre o "modo de espera" e "hibernar".

1- O modem é desligado tanto no "modo de espera" quanto no "hibernar". Quando voce solicita ao computador para que entre em estado de espera, enstando conectado via modem, o modem é desligado e a conexao cai.

2- Em MOBO´s que suportam o modo Suspend-to-RAM, o "modo de espera" se tornou mais aprimorado, ficando muito parecido com o "modo hibernar".

Entrando em "modo de espera" praticamente todo o computador é desligado, ficando somente parte da MOBO e as memorias funcionando (até o exaustor da fonte é desligado). Mas o computador nao pode ser desligado da tomada, pois o conteudo da RAM nao foi gravado no HD como e o caso do "modo hibernar", isso permite um modo de economia muito mais profundo do que nas MOBO´S que não suportam o "suspend-to-RAM" (que pode ser ativado e desativado no windows ME "deep sleep"), permitindo tambem uma reativaçao muito mais rápida do que no caso do "hibernar", onde ao ativar ou desativar "hibernar" o computador leva um tempo muito grande quando se tem uma quantidade razoavel de RAM, como e o meu caso (512MB), imagina quem tem 1GB...

3- Tenho notado em MOBO´s que suportam "suspend to RAM" que somos praticamente obrigados a ativar esse modo no setup. Por que?
R: quando este modo esta desativado e entramos no modo de espera, o cooler do processador e desligado, mas o processador nao e!!! Isso e muitissimo grave!!! Se alguem nao notou e so fazer um teste. O processador fica fervendo e o cooler dormindo tranquilamente.
O processador somente é desligado quando o "suspend-to-RAM" está ativo no setup.

Gostaria que voce avaliasse o que disse aqui, e, se errei em algum ponto pode me corrigir. E publicasse em seu site para que todos possam avaliar quais sao as MOBO´s que estao apresentando esse problema e se isso e um problema de todas, haja visto que constatei isso nas MOBO´s ASUS TUV4X.

André Ricardo
Ribeirão Preto - SP
UIN: 75295464