:. Melhorando a ventilação do gabinete

 Por Carlos E. Morimoto
 http://www.guiadohardware.net
 10/05/2002


Não é preciso repetir mais uma vez que com o aumento da dissipação térmica dos processadores, uma boa refrigeração do sistema é essencial. Não apenas o processador, mas o chipset da placa mãe, placa 3D, HD, gravador de CDs, etc. esquentam bastante. Um bom cooler resolve o problema do processador, mas pouco pode fazer com relação aos demais componentes. Além disso, com um gabinete mais arejado, o cooler terá seu trabalho facilitado e você conseguirá reduzir bastante a temperatura do processador.

O ideal é utilizar dois exaustores de fonte, que custam por volta de R$ 10 cada um. Como a fonte de alimentação já possui um exaustor, você ficará com um total de três exaustores dentro do gabinete. Se você estiver preocupado com o ruído, pode procurar por exaustores ball-bearing, que são bem mais silenciosos, mas em compensação também mais caros.

O primeiro exaustor deve ser instalado na abertura frontal do gabinete, soprando ar de fora para dentro:


Muitos gabinetes não possuem os furos necessários para parafusar o cooler. Neste caso você pode usar um pouco desta fita dupla-face da 3M, além de ter uma boa aderência, a camada de espuma absorve a vibração do cooler, ajudando a diminuir o ruído:


O segundo exaustor vai na saída traseira do gabinete. Evite comprar gabinetes que não possuem esta segunda saída, pois este segundo exaustor é importante em processadores que aquecem acima de 40 Watts, como por exemplo qualquer um dos Athlon XP.


Ao contrário do primeiro, este segundo exaustor deve soprar o ar para fora, sugando o ar quente do cooler do processador e forçando a entrada de ar frio com a ajuda do exaustor frontal. O ar frio passa então pelos demais componentes do micro e só depois vai para o processador.

Note que você provavelmente vai conseguir manter o processador a uma temperatura um pouco mais baixa caso inverta o sentido dos dois coolers ou seja, coloque o cooler traseiro soprando para dentro e o frontal soprando para fora, mas neste caso você prejudicaria a ventilação dos demais componentes, que passariam a receber o ar quente do processador. Para alterar o sentido de rotação dos exaustores, basta inverter a polaridade do conector.

Se você quiser melhorar um pouco a eficiência dos exaustores, retire as grades de alumínio, tanto do exaustor da fonte, quanto a do terceiro exaustor. Estas grades prejudicam bastante a circulação do ar, sem elas o volume de ar movimentado aumentará em cerca de 30%, faça o teste.


Para retirá-las o jeito é usar um alicate. No meu caso utilizei esse pequenininho da foto.


Você pode dar um acabamento lixando as rebarbas e instalando duas grades de aço, que não causam uma obstrução tão grande.


Existem alguns gabinetes com um uma terceira abertura na tampa, como a da foto acima, que naturalmente são o próximo passo, pois permitem adicionar mais um cooler soprando ar frio dentro do gabinete. Com os processadores dissipando acima dos 80 Watts que teremos daqui em diante, estes gabinetes ficarão cada vez mais comuns. Você pode claro aderir à onda do case mod e fazer você mesmo a abertura, usando uma serra tico-tico, mas esta já é uma outra história :-)

De acordo com a necessidade, você pode apelar ainda para os vários outros modelos de coolers disponíveis. O primeiro é o HD cooler, que pode ser instalado diretamente sobre o HD, ocupando uma das baias de 3.5" do gabinete. Eles são recomendáveis para HDs de 7.200 RPM, que esquentam bastante. O problema dos HD coolers é que apesar de resolverem o problema do HD, eles não ajudam muito na circulação de ar, já que apenas sopram o ar já viciado em cima dos HDs, sem forçar a entrada ou saído do ar.


Uma segunda opção são os bay coolers, que são instalados numa das baias de 5.25" do gabinete. Eles podem ser instalados sobre o HD (desde que ele seja instalado acima do drive de disquetes) substituindo o HD cooler, com a vantagem de puxarem ar de fora, ajudando na circulação de ar dentro do gabinete:


Existem ainda os slot coolers, que são instalados no lugar de uma das placas de expansão. Eles podem ser usados no lugar do exaustor lateral, caso o seu gabinete não tenha a abertura.

Lembre-se que além de melhorar a estabilidade do sistema, uma temperatura de operação mais baixa é capaz de melhorar sensivelmente a vida útil dos componentes. é algo em que vale à pena investir um pouco de tempo e dinheiro.