:. Criando seus próprios pacotes .deb

 Por Carlos E. Morimoto
 http://www.guiadohardware.net
 07/04/2004


O sistema de pacotes do Debian é extremamente versátil como você pode perceber rapidamente usando o apt-get. Instalar, remover e atualizar os pacotes são uma tarefa rotineira.

Além de serem fáceis de instalar, os pacotes .deb também podem ser criados rapidamente, usando as ferramentas incluídas na própria distribuição. Você pode incluir qualquer coisa nos pacotes, desde um ícone no iniciar até um monstro de 200 MB como o OpenOffice.

Vamos a um exemplo prático. Eu incluí um recurso de atualização dos ícones mágicos no Kurumin, onde o usuário clica num ícone e um script de encarrega de baixar e instalar um pacote .deb que substitui os antigos ícones e scripts de instalação, incluindo também as inclusões recentes.

O pacote é criado a partir dos arquivos de uma pasta no meu micro:

Se você quiser copiar um arquivo binário para a pasta /usr/local/bin e um ícone para a pasta /usr/share/applnk/ você criaria as duas pasta dentro do diretório do pacote e colocaria seus arquivos dentro delas. Ao ser instalado o pacote simplesmente copiará os arquivos, mantendo a estrutura de diretórios da pasta.

Você deve ter percebido que existe também uma pasta DEBIAN (em maiúsculas mesmo) esta pasta não é incluída no pacote, mas contem um componente de suma importância. Dentro dela vai um arquivo chamado "control" onde vão as informações de controle do pacote. Este é um arquivo de texto com o seguinte conteúdo:

Package: icones-magicos-1.3
Priority: optional
Version: 1.3
Architecture: i386
Maintainer: Carlos E. Morimoto
Depends:
Description: Scripts e atalhos para os ícones

No campo "Package" vai o nome do pacote, seguido pela prioridade (optional significa que o pacote não é necessário para o funcionamento normal do sistema, é apenas um add-on).

O campo "version" é um dos campos importantes, pois é por ele que o apt-get vai se orientar na hora de instalar o pacote. Se você lançar uma atualização do pacote mais tarde, o campo deve ser alterado.

Caso o seu pacote precise de outros pacotes com bibliotecas ou programas para funcionar, você deve informá-los no campo "Depends", assim o apt cuidará de checar as dependências e instalá-las se necessário.

Depois de preencher este arquivo /DEBIAN/control e verificar se todos os arquivos estão nos lugares corretos, use o comando "dpkg-deb -b" para gerar o pacote. Basta fornecer o diretório onde estão os arquivos do pacote e o nome do arquivo que será criado:

dpkg-deb -b /home/alguem/IconesMagicos13/ icones-magicos-13.deb

Ao clicar sobre o arquivo gerado no Konqueror você verá que a descrição os arquivos correspondem justamente ao que você colocou dentro da pasta:

Para instalar o pacote basta um "dpkg -i icones-magicos-13.deb" como de praxe. Você também pode incluí-lo num dos diretórios do apt-get.

A moral da história é que é muito mais pratico instalar programas através de um pacote .deb do que seguir uma receita no estilo "descompacte, copie o arquivo, x para a pasta y, depois edito o arquivo k". É um formato muito mais prático para disponibilizar programas e atualizações para o Kurumin ou outras distribuições baseadas no Debian.




Copyright 2003 Carlos E. Morimoto, http://www.guiadohardware.net - Todos os direitos reservados