:. Novos modelos do Celeron e do Pentium 4 Northwood

 Por Carlos E. Morimoto
 http://www.guiadohardware.net
 16.01.2002


Nada de muito especial, são apenas dois pequenos lançamentos, se muito alarde de processadores de 0,13 mícron substituindo os modelos anteriores.

O Celeron Tualatin agora existe também em versões de 1.0 e 1.1 GHz. Para diferenciar os novos modelos dos antigos, a Intel voltou a usar o A de advanced. A diferença de desempenho entre os Celerons 1.0 e 1.1 e os novos 1.0A e 1.1A é grande, graças aos 256 KB de cache L2, ao grande potencial de overclock e ao baixo consumo elétrico.

Os novos Celerons não são muito mais caros que os antigos, custam US$ 82 e US$ 97 em lotes de 1000, mas por enquanto estão disponíveis apenas no Japão.

A família Pentium 4 também ganhou reforços, com os Northwood de 1.6 e 1.8 GHz, que irão substituir os modelos antigos, de 0.18 mícron. O problema é que segundo uma entrevista publicada no inquerer.net, os novos processadores serão vendidos em quantidades limitadas, apenas para integradores de PCs, por isso será difícil encontrar um destes à venda. Será um caso parecido com o dos processadores K6-2+ e K63+ da AMD, que seriam uma boa alternativa de upgrade para os usuários de placas soquete 7, se pudessem ser facilmente encontrados à venda.

É novamente uma pena. Seria ótimo poder comprar um Pentium 4 de 1.6 GHz e fazer overclock para 2.0 GHz ou mais. Por uns 250 dólares provavelmente seria uma opção até menos que o Athlon XP em termos de custo benefício. Seria...




Copyright 2003 Carlos E. Morimoto, http://www.guiadohardware.net - Todos os direitos reservados