Data: |
18.04.2001 |
:. Em Reformulação! |
Assunto: |
Dicas para otimizar o desempenho do windows |
Por: |
Kleber Credidio |
Contato: |
|
|
Otimizando o desempenho do Windows
|
Presencio com freqüência pessoas se queixando do desempenho de suas máquinas, novas, potentes, e ainda assim sem o total aproveitamento do sistema. Porém, muitos não sabem que há "ajustes finos" que podem ser feitos no intuito de melhorar (e bastante) o desempenho do sistema em geral, inclusive do Windows. Na Papo
Aberto de hoje, vou colocar alguns tópicos relevantes para otimizar o desempenho do sistema. Vamos lá:
1) Ative o modo UDMA (Ultra DMA) do seu micro: O modo UDMA aumenta muito consideravelmente o desempenho de discos rígidos e CD-ROMs. As placas mãe fabricadas a partir de 1999 já oferecem suporte ao UDMA. Para ativá-lo, vá no Painel de Controle, selecione Sistema, Gerenciador de Dispositivos e vá na opção Unidades de Disco. Clique no sinalzinho de +, aparecerá sua(s) unidade(s) de disco rígido (normalmente é algo como GENERIC DISK TYPE 47). Clique sobre ela duas vezes e, na aba Configurações, ative o modo DMA. Será necessário reiniciar o micro para que a configuração tenha efeito. Uma outra observação: para este recurso funcionar, é preciso que sua placa mãe tenha suporte ao Ultra DMA e que o mesmo esteja ativo no SETUP do micro. Normalmente, há uma configuração em INTEGRATED PERIPHERALS (no SETUP) para ativar o modo UDMA, isto varia muito de acordo com a BIOS e Placa mãe.
2) Gerencie você mesmo o tamanho de arquivo de troca do Windows. Um bom tamanho é 2,5x a quantidade de memória RAM instalada, até um máximo de 64Mb de RAM (160Mb de Swap File). Acima disso o melhor é deixar o próprio Windows cuidar disso para você. Para alterar as configurações do arquivo de troca, vá no Painel de Controle > Sistema > Desempenho > Memória Virtual > Especificar minhas configurações... e altere a quantidade mínima, deixe a máxima inalterada.
3) Aumente o cache do sistema. Caso você tenha 64Mb de RAM ou mais, vá no Painel de Controle > Sistema > Desempenho > Sistema de Arquivos > Disco Rígido e selecione "Servidor de Rede". Isto aumentará o cache destinado ao disco rígido, e fará com que haja um pequeno ganho de desempenho na execução de tarefas,
principalmente as mais repetitivas.
4) Ainda em Sistema de Arquivos, na aba Disquete desabilite a opção "Procurar por novas unidades...". Isto não é útil, a menos que você acrescente ou retire unidades de disco flexível em seu computador após a instalação do Windows.
5) No Windows Millennium, é possível ganhar um pouco de espaço em disco e de desempenho mexendo nas configurações da Restauração do Sistema:
a. Novamente nas propriedades de Sistema de Arquivos (lá onde mudamos o cache do disco rígido para Servidor de Rede), na aba Disco Rígido, podemos reduzir a quantidade de espaço que a Restauração do Sistema ocupa, bastando deslocar a setinha onde está "Espaço em disco usado pela Restauração do Sistema" para a direita. Ao invés de 600Mb, 800Mb ou até mais, a Restauração usará apenas 200Mb.
b. Para desabilitar de vez a Restauração do Sistema e ganhar, além de um espaço em disco, um pouco de desempenho (porque a RS fica rodando em segundo plano enquanto o micro está ligado), vá em Painel de Controle > Sistema > Desempenho > Sistema de Arquivos > Solução de Problemas e clique em Desativar a
Restauração do Sistema. Reinicie o micro e pronto! Porém, se for manter a restauração de sistema desabilitada, cogite voltar para o Windows 98... a RS é o maior trunfo do Windows Millennium, ao meu ver.
6) Limpe frequentemente os arquivos temporários e cache da Internet. Para realizar esta tarefa de um modo simples e rápido, criei um arquivinho que chamo de
"deltemp.bat". Ele contém as seguintes linhas:
@echo off
deltree /Y C:\*.chk
deltree /Y C:\Windows\*.tmp
deltree /Y C:\Windows\Temp\*.*
deltree /Y C:\Windows\Tempor~1\*.*
exit
Pode-se executar este arquivo periodicamente ou colocá-lo no Iniciar (Menu Iniciar > Programas > Iniciar) para que seja executado sempre que iniciar o Windows. É necessário lembrar, entretanto, que se for este o caso o melhor seria remover a linha deltree /Y C:\Windows\Temp\*.* - ela pode interferir, por exemplo, na
reinicialização necessária para concluir a instalação de algum programa ou em um wallpaper colocado através do Internet Explorer. ATENÇÃO: este arquivo (deltemp.bat) presume que seu Windows esteja instalado no diretório C:\Windows. Caso esteja em um diretório diferente, faça as modificações necessárias.
7) Faça, ao menos uma vez por mês, a desfragmentação do disco rígido. O Windows tem seu próprio desfragmentador (Defrag), mas eu particularmente gosto (e recomendo) o Norton Speed Disk. Ele organiza melhor os arquivos e é muito - MUITO mais rápido que o Defrag (que, curiosamente, também é da Symantec,
desenvolvedora do Speed Disk).
8) Evite instalar programas de utilidade duvidosa, principalmente sharewares (os que vêm em revistas são péssimos para a manutenção correta do sistema). O ato de ficar instalando e desinstalando programas provoca acúmulo de arquivos órfãos no sistema, e pode prejudicar inclusive a estabilidade do mesmo.
9) Mantenha os drivers sempre atualizados. Placa de vídeo, de som, fax/modem, atualizações de BIOS, drivers de chipsets da placa mãe, etc. quando corretamente instalados, configurados e atualizados garantem um melhor desempenho e estabilidade do sistema. Fuja dos drivers "beta", a não ser que não tenha outra opção. Espere pelos "final release", ou versão final dos drivers e instale-os, seguindo corretamente as orientações do fabricante.
10) Não deixe muitos programas residentes na memória. Limite o que é realmente necessário do trivial. Por exemplo, se você raramente usa um CD-RW, não deixe o software de CD-RW residente, acione-o quando necessário. Muitos drivers também instalam componentes residentes: remova-os (os residentes, não os drivers).
Mantenha sempre pelo menos 10% da capacidade de seu disco rígido livre - em vários casos, até mais, podendo ser necessários 30% - para bom funcionamento do sistema, principalmente devido ao Arquivo de Troca do Windows.
São dicas simples, mas de incrível eficiência. Se está achando seu micro lento, experimente segui-las e sinta a diferença. Não é complicado e praticamente não apresentam riscos.
A propósito, caso tenham sugestões para novos assuntos a serem tratados aqui na Papo Aberto, sintam-se à vontade para me enviá-las (o meu e-mail é [email protected])!
Um forte abraço e até a próxima semana!
Kleber Credidio

|