Data: |
29.03.2002 |
:. Em Reformulação! |
Tipo: |
Curso |
Fabricante: |
Não se Aplica |
Por: |
Carlos E. Morimoto |
|
|
:. Acessando um Servidor Windows 2000 ou Windows NT
Além de ser usado em redes ponto a ponto, o Windows 98 pode atuar como cliente de um servidor rodando o Windows 2000 Server, ou o Windows NT Server. Estes sistemas oferecem total compatibilidade com o Windows 98. Você poderá visualizar computadores e domínios, acessar recursos compartilhados, e se beneficiar do sistema de segurança do Windows 2000 e NT Server, usando o servidor para controlar o acesso aos recursos compartilhados pela estação rodando o Windows 98.
Usando o Windows 98 como cliente de um servidor NT ou Windows 2000 (a configuração da estação é a mesma para os dois), a configuração dos serviços de rede e protocolos são parecidos com os de uma rede ponto a ponto, que vimos até agora, porém, temos à disposição alguns recursos novos, principalmente a nível de segurança. Vamos às configurações:
Depois de ter instalado a placa de rede, instalado o, ou os protocolos de rede, o cliente para redes Microsoft e o compartilhamento de arquivos e impressoras, volte à janela de configuração da rede, selecione o cliente para redes Microsoft e clique no botão propriedades.

O campo de validação de logon, permite configurar a estação Windows 98 para efetuar logon no domínio NT, passando pelo processo de autenticação imposto pelo servidor. Para isso marque a opção efetuar logon no domínio do Windows NT, e no campo Domínio do Windows NT escreva o nome do domínio NT. Obviamente, para que a estação possa logar-se é preciso antes cadastrar uma conta no servidor.
É preciso ativar esta opção para poder utilizar os recursos de perfis do usuário, scripts de logon e diretrizes de sistema permitidos pelo Windows NT e Windows 2000 Server. Ativando a opção de logar-se no servidor NT, a janela de logon que aparece quando o micro é inicializado terá, além dos campos Nome do usuário e senha, um terceiro campo onde deverá ser escrito o nome do domínio NT no qual a estação irá logar-se
No campo de opções de logon de rede, você poderá escolher entre Logon rápido e Efetuar logon e restaurar as conexões da rede. Esta opção aplica-se às unidades de rede que aprendemos a mapear no tópico anterior, e a qualquer tipo de rede. Escolhendo a Segunda opção, de restaurar as conexões de rede, o Windows tentará reestabelecer todas as unidades de rede, assim que você logar-se na rede. Isto traz um pequeno inconveniente: caso você tenha mapeado o CD-ROM do micro 3 por exemplo, e se por acaso quando logar-se na rede ele estiver desligado, o Windows exibirá uma mensagem de erro, que será exibida toda vez que algum recurso mapeado esteja indisponível, o que pode tornar-se inconveniente.
Escolhendo a opção de logon rápido, o Windows tentará reestabelecer a conexão com as estações que estiverem compartilhando as unidades de rede mapeadas apenas quando você for acessar cada uma. Isto torna a inicialização do micro mais rápida, diminui um pouco o tráfego na rede, economiza recursos de sistema e acaba com as mensagens chatas durante a inicialização.
Voltando à janela principal, acesse agora a guia controle de acesso. Lembra-se que usando uma rede não hierárquica podíamos apenas usar a primeira opção? Pois bem, logando-se em um servidor podemos agora usar a segunda opção, Controle de acesso a nível de usuário, que permite especificar quais usuários poderão acessar os recursos compartilhados (ao invés de apenas estabelecer senhas). Ativando esta opção, o Windows abrirá o banco de dados com as contas de usuários do servidor toda vez que você compartilhar algo, permitindo que você especifique quais usuários poderão acessar o recurso. Para ativar estes recursos, basta escolher a opção de controle de acesso a nível de usuário, e fornecer o nome do servidor que armazena o banco de dados de contas dos usuários.


Encontrou alguma informação incorreta ou algum erro de revisão
no texto? Escreva para mim:
|