Dica de hoje: Adaptadores com regulagem de voltagem
Por: Carlos E. Morimoto
www.guiadohardware.net

> Olá, tenho uma dúvida sobre os adaptadores para encaixar processadores Celeron ou Pentium III FC-PGA em placas slot 1. Alguns adaptadores possuem  regulagem de voltagem. Colocando um destes numa placa mãe que também ofereça a possibilidade de alterar a voltagem, como fica? Ex: seta-se 2v no adaptador e deixa-se 2.1 na placa, qual é obedecida?

        Neste caso valeria a voltagem do adaptador, ou seja, 2v. Ultimamente estes adaptadores com regulagem de voltagem vem se tornando relativamente comuns, pois a maioria das placas slot 1 antigas não são compatíveis com os novos Celerons e Pentium III FC-PGA justamente por causa da voltagem mais baixa utilizada por estes processadores, apenas 1.5 ou 1.65v, contra 2.0 v dos modelos antigos.
        Este tipo de adaptador também é útil para quem pretende fazer overclock, já que permite alterar a voltagem com intervalos de 0.05v numa placa mãe que não oferece ajuste de voltagem através do Setup, o que é especialmente útil no caso dos Celerons.
        Os adaptadores com regulagem de voltagem podem ser facilmente reconhecidos, pois trazem vários capacitores e jumpers. O único problema é que são bem mais caros que os adaptadores comuns, custam apartir de 45 dólares.