Dica de hoje: Memória ROM
Por Carlos E. Morimoto (http://www.guiadohardware.net)

        A memória ROM é usada para armazenar dados que não precisam ser alterados. ROM significa "Read only Memory", ou memória apenas de leitura. Ao contrário da memória RAM tradicional, a memória ROM não perde seus dados quando desligamos o micro, sendo perfeita para guardar os dados do Bios da placa mãe, assim como Bios de outros dispositivos.
Atualmente os tipos de memória ROM usados são:

NVRAM (NON-VOLATILE RANDOM ACCESS MEMORY)

        Também conhecida como Flash RAM ou "memória Flash", a NVRAM é um tipo de memória RAM que não perde os dados quando desligada. Este tipo de mémória é o mais usado atualmente para armazenar os dados do BIOS, não só da placa mãe, mas de vários outros dispositivos, como modems, gravadores de CD-ROM etc. É justamente o fato do BIOS da placa mãe ser gravado em memória Flash que permite fazermos upgrades de BIOS. Na verdade essa não é exatamente uma memória ROM, já que pode ser reescrita, mas a substitui com vantagens.

PROM (PROGRAMABLE READ-ONLY MEMORY)

        É um tipo de memória ROM, que é fabricada em branco, sendo programada posteriormente. Uma vez gravados os dados, eles não podem ser alterados. Este tipo de memória é usanda em vários dispositivos, assim como em placas mãe antigas.

EEPROM (ELECTRIC ENHANCED PROGRAMABLE READ-ONLY MEMORY)

        É um tipo de PROM que pode ser desgravado simplesmente com uma carga elétrica, podendo ser posteriormente reprogramado. Depois da NVRAM é o tipo de memória ROM mais utilizado atualmente.